domingo, 25 de fevereiro de 2018

Rota Morro da Glória - Itaperuçu

Desafio 13 

O Morro da Glória possui altitude de 1230 m.sobre o nível do mar. Para sua ascensão parte-se de uma rota de 970 m. sendo uma trilha suave. Na verdade uma estrada de retirada de madeira de pinus. Deve-se tomar cuidado uma vez que há diversos relatos de ocorrência de cobras das espécies Jararaca e Cascavel.

A vista compreende quase todo o primeiro planalto paranaense, de onde se vê desde a Serra de São Luiz do Purunã, Morros da Palha e Bateias a Noroeste, Serra da Betara e do Morro Grande bem na proximidade à leste. Se tem a visão de Curitiba inteira quando está com tempo bom. A Serra do Mar do Paraná também é visível em uma porção significativa. A Nor-Nordeste avistam-se as Serras da Lorena e da Santana (também conhecida como Cordilheira, utilizada para prática de Parapente). Ao Norte, os mares de morros característicos do Vale do Ribeira.

Leva 1:30 para subir todo o morro, pelas informações que conseguimos. 

Roteiro da Rota:



Link Google: MAPA-01

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Rota da Cerâmica - Campo Largo

Desafio 10

O ciclo do ouro no Paraná em meados do século XVI foi o principal fator de formação de Campo Largo, acompanhado pelo desenvolvimento da pecuária e também dos pontos de pouso para os tropeiros que seguiam para São Paulo.

A origem de Campo Largo é antiga, em 1819, o capitão Antônio da Costa, doou parte de sua propriedade, permitindo que naquela região se instalassem quem bem entendesse, desde que cuidasse dessas terras.

Sua colonização foi fortemente influenciada pelos poloneses e italianos, além de alemães e portugueses, entre as principais correntes. 

A fundação da cidade ocorreu em 1870. É sede de importantes empresas como a Incepa, Porcelana Schmidt, Germer, Lorenzetti cujos produtos são conhecidos internacionalmente, e com isto se tornou a Cidade das Cerâmicas. O município sedia, também, uma das fontes de água mineral mais conhecidas do País, a Ouro Fino.

Roteiro da Rota: 



Link Google: MAPA-01

Link Google: MAPA-02 

Rota Cafés - Fazenda Rio Grande

Desafio 12


No início do século XVI existiam apenas terras indígenas na região, sendo uma delas a aldeia CAPOCU, cujas terras pertenciam ao governo da 5ª Comarca de São Paulo. Em 1800 surgiu, junto à fazenda CAPOCU outra fazenda denominada RIO GRANDE, ou GRANDE RIO, porque se desenvolveu às margens do Rio Iguaçu.

Esses dois povoados originados pelas duas fazendas, passaram a ser denominados de Fazenda Rio Grande, que juntamente com outros povoados desta região em 25 de julho de 1960, foram desmembrados de São José dos Pinhais formando o Município de Mandirituba. Em 1981, através da lei 7521, publicada no Órgão Oficial do Estado Nº 1.171, no dia 17 de novembro de 1981, assinado pelo então Governador Ney Braga, Fazenda Rio Grande tornou-se Distrito Administrativo do Município de Mandirituba. A emancipação de Fazenda Rio Grande se deve a um contexto sócio-econômico específico, que está atrelado ao crescimento da grande Curitiba ao final da década de 70.

A partir de 1975 com a quase erradicação da produção de café na Região Norte do Paraná, houve um grande movimento de êxodo rural no Estado, o qual atraiu para a Região Metropolitana de Curitiba muitas pessoas. O Município de Fazenda Rio Grande, começou a se tornar realidade em 15 de setembro de 1989. Dados da Prefeitura. 

Caffe Saint Germain - informações : (41) 3627-2257

obs:: foi colocado nesta rota alguns lugares de Curitiba, no retorno do pesque-pague Recanto Fazenda Iguaçu. 

Roteiro do Passeio: 


Link Google: MAPA-01

Link Google: MAPA-02

Rota dos Caminhos da Guajuvira - Araucária

Desafio 11

No Caminhos do Guajuvira, em Araucária, é possível visitar vários parques, pequenos comércios locais e chácaras . A Prefeitura tem um serviços de transporte turístico com guias, caso você queira, passear mais tranquilo. 


Os locais oferecem serviços como passeios à cavalo, produtos artesanais, quitutes típicos, além de flores, vinhos e a possibilidade de, dependendo da época do ano, os visitantes colherem suas próprias frutas no pomar das chácaras. 

Casa da Vó SophiaA casa de artesanato regional vende cerâmicas, vidros, palhas de milho, crochês e outras peças , tudo em uma casa histórica datada de 1940, que pertenceu à família de Sophia Czarnik.

Chácara das Flores - É um recanto com as mais diversas espécies. São cerca de 20 variedades entre gerânios, véus de noiva e outras. Outra atração é o pomar, cujos pêssegos podem ser colhidos pelos próprios visitantes, no estilo “colha e pague“. 
Mas é preciso atentar às datas — a época dos pêssegos vai mais ou menos do final de outubro até dezembro. Agendar visita : (41) 3901-5214

Comercial IguaçuEm atividade desde 1958, é um pouco de tudo: açougue, mercado, bar e lanchonete. Dentre os destaques estão o pastel de requeijão artesanal feito na hora e outros quitutes também artesanais, como o queijo colonial, requeijão, manteiga e linguiça.

Chácara Baedeski - Oferece produtos colhidos e feitos na própria residência, como morangos, geleias e doces. Dependendo da época da visita, pode-se achar pipoca, feijão, suco de uva e vinho artesanal. 


Rancho Louiziana - Durante a semana é um espaço de cuidados, treinamento e domas de cavalo. Mas quem for visitar o espaço no Roteiro do Guajuvira pode, além de contar com a presença dos animais, comprar produtos artesanais como queijos coloniais , geleias , compotas, frango caipira e frutas do pomar do Rancho.

Chácara São Pedro - Parada para um café colonial polonês com geleias, sucos, tortas, doces e salgados. Além disso, a Chácara ainda oferece passeios a cavalo.

Centro Histórico de Guajuvira e Igreja Senhor Bom JesusSão construções históricas muito influenciada pela cultura polonesa. A Igreja Senhor Bom Jesus foi inaugurada em 1972, depois de levar cerca de 13 anos para ser concluída pelas mãos e recursos dos colonos e moradores da região.

Adega PriMattiello - Produz vinhos, licores, queijos e salames, também serve costela na pedra e outros quitutes como carne de onça com conhaque.

Diz que no caminho da Igreja de São Miguelexistem as Pontes Metálicas, que fizeram com que o local fosse tombado como patrimônio histórico em 1981. Dando sequência, o caminho inclui uma parada no Portal Polonês e também no Memorial Polonês.

Casa Betânia, e famosa por suas compotas - Agendar visita: (41) 3643-1240/3643-3077

Roteiro Caminhos Guajuvira - R. Dr. Victor do Amaral, 358 ao lado do Banco do Brasil , e comprar seu passaport que inclui um café colonial e guia. 
Informações (41) 3901-5214 ou 3901-5400 (site da prefeitura)

Roteiro Caminhos de São Miguel - informações (41) 3901-5214 (Centro de Informações Turísticas (CIT) - comprar seu passaport, inclui guia. 

Roteiro do Passeio:




Link Google: MAPA-01


Link Google: MAPA-02


Link Google: MAPA-03

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Rota Circuito Verde - Campo Magro

Desafio 09

O Circuito de Turismo Rural Verde que te Quero Verde faz jus ao nome. É composto por diferentes atrativos naturais e empreendimentos que prezam pela sustentabilidade e harmonia com o meio ambiente.

A Trilha do Ouro exibe a exuberante natureza local, o potencial hídrico assim como uma parte da história de Campo Magro, no período da exploração do ouro. O famoso Morro da Palha, de onde aventureiros realizam seus vôos de parapente, localiza-se numa região privilegiada, com uma visão magnífica do entorno, com 1.190 metros de altura.

O Circuito de Turismo Rural Verde que te Quero Verde oferece opções para todos os gostos, com cachoeiras, gastronomia rural, especificidades polonesas, vivências em agroecologia, observação e prática de esportes de aventura como o vôo livre, realização de eventos em chácaras, pesca, cavalgadas e ainda a opção de se refrescar nas piscinas das diversas chácaras de lazer e estância aquática.

Neste roteiro há muitos lugares para visitação a pé, cuidado ao deixar veículos nestes locais.

Site: Turismo da Cidade
Site: Clube Morro da Palha - Voucher p Imprimir
Site: Pesque Pague do Rei - Voucher p Imprimir

Roteiro do Passeio:  




Link Google : MAPA-01

Link Google : MAPA-02

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Rota Circuito da Natureza - Almirante Tamandaré

Desafio 08

O Circuito da Natureza de Almirante Tamandaré proporciona ao visitante momentos agradáveis de lazer, diversão e tranquilidade nos mais variados estabelecimentos espalhados pelo caminho, com percurso de aproximadamente 23 Km.
O município tem boas condições de acesso, através da Av. Anita Garibaldi, da Rodovia dos Minérios e do Contorno Norte, que favorecem o deslocamento a partir de Curitiba.

Neste roteiro se localizam os mananciais subterrâneos do Aquífero Carste, bem como a nascente e APA do Rio Passaúna. A região, com predominância de áreas rurais é contemplada com belas paisagens, variedade de fauna e flora.

Seguindo pelo Circuito, o turista poderá conhecer diversas atrações em locais típicos estruturados. Parte do roteiro é de pequenas propriedades rurais, chácaras de lazer, restaurantes, produtores orgânicos, casas típicas, locais para tratamento de saúde, pesque-pagues, recantos, igrejas antigas e moinho.

São encontrados produtores de embutidos e defumados, pães, queijos, doces, bolachas caseiras, bolos, tortas, geleias, sucos, vinhos, licores e conservas, entre outros.

O Circuito da Natureza oferece áreas para camping, trilhas, locais para eventos, hipismo, pensão para cavalos, laço comprido, aula de dança de salão, enduro, agroturismo, piscinas hidrominerais, nascentes, tirolesa, aulas de natação e hidroginástica.

Na área urbana da cidade está o Parque Ambiental Anibal Khury, que conta com trilhas ecológicas, cascata, decks e mirante para contemplação ao lago existente em meio aos seus 220 hectares às margens do Rio Barigui.

Sempre ligar para os locais antes de visitar para verificar o horário de atendimento.

Site: Turismo da Cidade
Site: Chácara Refúgio do Vale 
Site: Restaurante Evíssima - Café colonial aos sábados.
Site: Clube Águas de Valverde - Parque aquático
Site: Chácara Morro Alto - Produtos da terra

Inês Bolos
Fone:(41)3657-1575 - Produção artesanal de pães, bolos, bolachas, tortas, broas e biscoitos.

Delícias de São Miguel
Fone:(41)9.9233-2693/9.9523-8435 - Produção massas caseiras frescas e congeladas, molhos prontos, salgados congelados, doces, compotas, queijos, salames, vinhos e cachaças.

Clube 21 De Abril
Fone:(41)3698-4334/9.9995-4645 - Atividades de pesca, passeio a cavalo, piscinas, pista de skate, mini bugue, local para eventos, cancha de bocha, salão de jogos entre outros.

Sons Beer Choperia Artesanal
Fone:(41)9.9679-9148 - Degustação de chopp artesanal. Produzido com a rica água mineral da cidade, o chopp confere notas frutadas em seus estilos de alta fermentação.

Cabanha do Inquieto 
Fone:(41)9.9868-2340/9.8712-7222 - Conta com hipismo, enduro, passeio a cavalo, equoterapia, espaço para eventos.

Fazendinha do Vereda
Fone:(41)3699-2700 - Conta com 20 espécies de animais domesticados para fotografar, acariciar e aprender. Totalmente voltado para o turismo agrorural, com charretes, carroças e carretas puxadas a trator. Além disso, quiosque com produtos da terra, lanches e petiscos no estilo colonial.

Moinho Nossa Senhora do Carmo
Fone:(41)9.9666-1063 - O moinho foi construído sobre o Rio Passaúna, em 1950. Sua base é feita toda de pedra retirada do próprio local. Também existia no local um "Armazém de Secos e Molhados". As proprietárias comercializam pão caseiro, bolachas e bolos, sob encomenda.  Atendimento: Com agendamento

Recanto Santo Antonio/Parque Aquático Santo Antônio
R. João Govaski Filho, 470
Fone:(41)9.9123-2946 - Belíssima área de lazer com bosques e Araucárias, piscina hidromineral, lanchonete, parquinho infantil, tirolesa, toboágua, local para prática esportiva, churrasqueiras cobertas para locação.

Roteiro do Passeio:




Link Google : MAPA-01

Link Google : MAPA-02

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Rota do Circuito Italiano - Colombo

Desafio 07

Foi em 5 de fevereiro, de 1890, que essa terra foi instituída como município de Colombo, nome em homenagem a Cristóvão Colombo. Por força da sua história, Colombo é terra de muitas gentes e de várias culturas. Foram várias etnias que chegaram nessas terras no século XIX.

Dentre os povos, estávamos portugueses, os poloneses, os alemães, os ingleses, os franceses e com destaque, os italianos, que aqui se estabeleceram e ajudaram a construir acidade que temos hoje.

Em 1878, os primeiros imigrantes italianos chegaram ao município vindos,principalmente, da região de Veneto. Trouxeram consigo sua alegria, a sua fé,a sua cultura e o seu jeito de viver.

Quem nos visita, vivencia o legado deixado pelos italianos e pode perceber de que forma ainda influencia no dia a dia dos colombenses. Por esta razão, foi estruturado, em 1999, o Circuito Italiano de Turismo Rural, tendo como objetivo a preservação do meio ambiente, valorização da cultura e geração de emprego e renda no meio rural para evitar o êxodo rural.

O Circuito Italiano de Turismo Rural Atualmente conta com 29 pontos de visitação e um posto de atendimento ao turista.

Site: Turismo da Cidade
Site: Sítio das Palmeiras - Parque aquático e pesque-pague
Site: Casalare Del Nono - Parque aquático e pesque-pague/restaurante

Posto de Informações Turísticas :
Telefone: (41) 3656-6639
Rua Mal. Floriano Peixoto, 8771 – Centro (anexo ao Parque Municipal da Uva)
Ter. a sex. das 8h30 às 12h e das 13h às 17h | Sáb., dom. e feriados das 8h30 às 17h.

Parque Municipal Gruta do Bacaetava:
Telefone: (41) 3656-5669 / 3656-6600
Rua Antonio Gasparin, s/n – Colombo

Pesque-Pague - GASPARIN E FILHOS
Telefone: (41) 3656-3013/3656-1701
Rua Antônio Gasparin, 35 – Bacaetava

Pesque-Pague - MORRO DAS PEDRAS
Telefone: (41) 3656-4877
Rua José Strapasson, 556 Santa Gema

Pesque-Pague - DO TCHÊ
Telefone: (41) 3562-7836
Francisco Caetano Coradin, 97 – Colônia Faria

Roteiro do Passeio:


Link Google : MAPA-01

Link Google : MAPA-02


Link Google : MAPA-03


Folder Oficial da Cidade

Rota Capivari - Campina Grande do Sul

Desafio 06

Parque Ari Coutinho Bandeira
Aliando a beleza paisagística de seu entorno às margens ocupadas por casas de veraneio, o Parque Ari Coutinho Bandeira abriga a única represa da região. O local, que é muito frequentado por turistas para a prática de pesca e passeios náuticos, situa-se às margens da represa Capivari Cachoeira e é aberto para visitação.

Cachoerias e Rios

Comprometida com a preservação ambiental, Campina Grande do Sul possuí dezenas de rios e cachoeiras que abastecem as três bacias hidrográficas: a do Rio Iguaçu, a do Ribeira e a do Atlântico ou Litoral. Os rios Timbu, Canguiri e Capivari são os principais cursos de água do município.

Praça Bento Munhoz da Rocha Neto
Localizada na Sede de Campina Grande do Sul, a praça recebe o nome do governador do Paraná, de 1951 a 1955, Bento Munhoz da Rocha Neto, que sancionou a lei de emancipação do município. Estão localizados ao seu redor, a Prefeitura Municipal, a Câmara de Vereados, a Escola José Eurípedes Gonçalves e a Igreja Matriz São João Batista.

Arena de Eventos
O Parque de Eventos de Campina Grande do Sul é conhecido como a maior arena coberta da América Latina. Um dos espaços mais tradicionais da cidade para a realização de festas, o local conta com três pavimentos, 11 mil m² de área construída, palco de 860 m² e capacidade para 15 mil pessoas sentadas ou até 30 mil em pé.

Pico Paraná
Um dos cartões-postais do município, o Pico Paraná é a montanha mais alta do Paraná e da região Sul do Brasil. Com 1.877 metros de altitude, a vista de seu topo alcança as baías de Paranaguá e Antonina, além da cidade de Curitiba e da Mata Atlântica, localizada ao redor do litoral paranaense.
Obs:: verificar passeios com guias

Vila dos Animais
Inaugurado em 2006, o Parque Temático Vila dos Animais surgiu após o estudo de conclusão de curso de pós-graduação realizado por um dos sócios do espaço, entitulado "A revitalização do Parque Bacacheri". Tal levantamento concluiu que a cidade de Curitiba possui vasta opção de parques, mas nada que promova o simples contato de pessoas com o ambiente de fazenda e animais não-comuns ao espaço urbano. Com o auxílio de pedagogos, biólogos e turismólogos, o Parque foi projetado para que escolas e famílias tenham acesso direto, descontraído e orientado com o ambiente rural, através de atividade lúdicas como acariciar e alimentar animais, andar a cavalo, colher ovos, ordenhar a vaquinha e participar de gincanas temáticas.
Obs:: O parque utiliza passaporte pago, verificar no site o valor e horários.

Site: Turismo da Cidade
Site: Vila dos Animais
Site: Quina do Chef – Comida Peruana

Roteiro do Passeio: 


Link Google : MAPA-01

Rota Estrada da Graciosa - Quatro Barras

Desafio 05 

Estrada da Graciosa

Atravessando o trecho mais preservado de Mata Atlântica do Brasil, a Estrada da Graciosa foi a primeira via carroçável do Paraná, construída entre 1854 e 1873. Sua importância histórica está atrelada ao início do desenvolvimento do Estado, por onde circulava o fluxo econômico da época, já que era o principal acesso entre Curitiba e o litoral. Segundo registros históricos, a Estrada da Graciosa também guarda em sua tradição a passagem do imperador Dom Pedro II e sua comitiva, que em visita oficial ao Estado, em 1880, descansaram à sombra de um pinheiro.

Morro Anhangava

Considerado um dos melhores campo-escola de escalada em rocha do Brasil, possui 1.420 metros de altitude e várias vias com diversos graus de dificuldade. Excelente ponto para prática de vôo livre, caminhadas e passeios a cavalo. Está localizado no Parque Estadual Serra da Baitaca, a apenas nove quilômetros do Centro da cidade.
Obs: entrar no site e verificar a disponibilidade de guias para o passeio a pé.

Caminho de Itupava 

Originário de antigas trilhas indígenas, é o caminho mais antigo do Paraná. São 22 quilômetros de extensão que ligam Quatro Barras a Morretes. Quase todo o percurso é pavimentado com pedras, colocadas por escravos entre os anos de 1625 e 1654. O Caminho do Itupava foi uma das principais vias de comunicação entre o primeiro planalto paranaense e a planície litorânea, desde o século XVII até a conclusão da Estrada da Graciosa em 1873 e a efetivação da Estrada de Ferro Curitiba - Paranaguá em 1885. Hoje é considerado um monumental sítio arquiológico em plena Floresta Atlântica, na Serra do Mar.
Obs: entrar no site e verificar a disponibilidade de guias para o passeio a pé.

Site: Turismo da Cidade

Site: Morro Anhangava ( fazer a pé )
Site : Caminhos de Itupava ( fazer a pé )

Roteiro do Passeio: 




Link Google : MAPA-01

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Rota Caminho Trentino - Piraquara

Desafio 04 

Fundada oficialmente em 29 de janeiro de 1890, a cidade tem muitos mananciais e centenas de nascentes do Rio Iguaçu, por isso é chamada de Berço das Águas e Cidade dos Mananciais.


Aqui está o primeiro reservatório de água que abasteceu Curitiba, inaugurado em 1908 e hoje aberto à visitação. Grande parte do município é área rural e a região é famosa pelas belas paisagens formadas pela proximidade com a Serra do Mar.


Possui uma Colônia italiana, fundada em 1878, onde até hoje a tradição dos imigrantes é preservada. A produção de queijos, vinhos e geleias coloniais atrai a atenção dos visitantes.


No passeio de trem, em Piraquara os passageiros atravessam o Túnel da Roça Nova, primeiro e maior, com 429 metros de extensão. A altitude do local é de 955 metros, sendo o ponto mais alto da ferrovia.


A Cave Colinas de Pedra é o resultado de um sonho pessoal do seu fundador, Ari Portugal. Mesmo antes de sua inauguração, o projeto ganhou corpo e prestígio, nacional e internacional, reafirmando a trajetória de sucesso que seria sua marca.


A Cave Colinas de Pedra faz a guarda, maturação e processos finais do vinho espumante, pelo método de elaboração Champenoise, que compreende a rèmuage, dégorgement, adição do licor de expedição, rolha, gaiola e rotulagem. A primeira fase de elaboração do espumante é feita pela tradicional vinícola brasileira Cave Geisse, localizada em Pinto Bandeira, Rio Grande do Sul, de propriedade do respeitado enólogo chileno Mário Geisse. Toda administração fica por conta da família de Ari Portugal. Este é um passeio que você não pode deixar de lado, o local é lindo e a natureza da um charme especial .


Site : Turismo da Cidade

Site : Cave Colinas e Pedra

Roteiro do Passeio:




Link Google : Mapa-01

Link Google : Mapa-02

Folder Oficial

Rota da Cerveja - Pinhais

Desafio 03 

A Rota da Cerveja busca oferecer a você opções de cervejas inovadoras que te levam a descobertas de aromas e sabores inusitados. Aos apreciadores, descortina-se um novo caminho, uma alternativa para saborear calmamente cervejas produzidas com paixão, com esmero, com capricho, com gostinho do bem receber que te acolhe num gole, de braços abertos.

Para àqueles que ainda não são consumidores de cervejas abre-se uma porta que desperta o desejo de provar, de experimentar. Desejamos que você mergulhe em um novo conceito, descubra que por trás da fabricação de uma cerveja há técnica, pesquisa, seleção de produtos, respeitando uma cultura milenar que traz consigo a experiência do fazer artesanal.

Além de visitar as cervejarias, nesta rota você irá conhecer um pouco mais dos parques e locais turísticos da cidade.

obs:: Ligar para as cervejarias e verificar os horários de abertura, e na primeira cervejaria você compra um passaport para ganhar selos nas outras visitas, e no final ganha um brinde da rota. (dados do site da rota da cerveja)

Site : Turismo da Cidade
Site : Cervejaria Oner - (41) 3097-0123
Site : Cervejaria Way Beer - (41) 3653-8853
Site : Cervejaria Bastards Brewery - (41) 3557-2207
Site : Cervejaria Ovelha - (41) 99999-6663
Site : Cervajaria Dom Gnetilis - Cadu - 99689-7761 ( sem site ainda )
Site : Panorâmico Parque Clube
Site : Cine TV Paraná
Site : Centro Cultural Gagliastri
Site : Parque Newton Freire Maia

Roteiro do Passeio :



Link Google : MAPA-01

Link Google : MAPA-02

Link Google : MAPA-03

Folder Oficial

Rota da Cerveja - Pinhais

Desafio 03  A Rota da Cerveja busca oferecer a você opções de cervejas inovadoras que te levam a descobertas de aromas e sabores inusitado...