No Caminhos do Guajuvira, em Araucária, é possível visitar vários parques, pequenos comércios locais e chácaras . A Prefeitura tem um serviços de transporte turístico com guias, caso você queira, passear mais tranquilo.
Os locais oferecem serviços como passeios à cavalo, produtos artesanais, quitutes típicos, além de flores, vinhos e a possibilidade de, dependendo da época do ano, os visitantes colherem suas próprias frutas no pomar das chácaras.
Casa da Vó Sophia - A casa de artesanato regional vende cerâmicas, vidros, palhas de milho, crochês e outras peças , tudo em uma casa histórica datada de 1940, que pertenceu à família de Sophia Czarnik.
Chácara das Flores - É um recanto com as mais diversas espécies. São cerca de 20 variedades entre gerânios, véus de noiva e outras. Outra atração é o pomar, cujos pêssegos podem ser colhidos pelos próprios visitantes, no estilo “colha e pague“.
Mas é preciso atentar às datas — a época dos pêssegos vai mais ou menos do final de outubro até dezembro. Agendar visita : (41) 3901-5214
Comercial Iguaçu - Em atividade desde 1958, é um pouco de tudo: açougue, mercado, bar e lanchonete. Dentre os destaques estão o pastel de requeijão artesanal feito na hora e outros quitutes também artesanais, como o queijo colonial, requeijão, manteiga e linguiça.
Chácara Baedeski - Oferece produtos colhidos e feitos na própria residência, como morangos, geleias e doces. Dependendo da época da visita, pode-se achar pipoca, feijão, suco de uva e vinho artesanal.
Rancho Louiziana - Durante a semana é um espaço de cuidados, treinamento e domas de cavalo. Mas quem for visitar o espaço no Roteiro do Guajuvira pode, além de contar com a presença dos animais, comprar produtos artesanais como queijos coloniais , geleias , compotas, frango caipira e frutas do pomar do Rancho.
Chácara São Pedro - Parada para um café colonial polonês com geleias, sucos, tortas, doces e salgados. Além disso, a Chácara ainda oferece passeios a cavalo.
Centro Histórico de Guajuvira e Igreja Senhor Bom Jesus - São construções históricas muito influenciada pela cultura polonesa. A Igreja Senhor Bom Jesus foi inaugurada em 1972, depois de levar cerca de 13 anos para ser concluída pelas mãos e recursos dos colonos e moradores da região.
Adega PriMattiello - Produz vinhos, licores, queijos e salames, também serve costela na pedra e outros quitutes como carne de onça com conhaque.
Diz que no caminho da Igreja de São Miguel, existem as Pontes Metálicas, que fizeram com que o local fosse tombado como patrimônio histórico em 1981. Dando sequência, o caminho inclui uma parada no Portal Polonês e também no Memorial Polonês.
Casa Betânia, e famosa por suas compotas - Agendar visita: (41) 3643-1240/3643-3077
Roteiro Caminhos Guajuvira - R. Dr. Victor do Amaral, 358 ao lado do Banco do Brasil , e comprar seu passaport que inclui um café colonial e guia.
Informações (41) 3901-5214 ou 3901-5400 (site da prefeitura)
Roteiro Caminhos de São Miguel - informações (41) 3901-5214 (Centro de Informações Turísticas (CIT) - comprar seu passaport, inclui guia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário